0
Todas as pessoas são conscientes da importância  dos cabelos dentro dos elementos que contribuem para sua beleza, portanto, é preciso que se conheça sua natureza e suas anormalidades, para tratar de forma adequada.

Anormalidades do cabelo
Anormalidades do cabelo 

Se entende por anormalidades, todo estado do cabelo, que esteja fora do bom funcionamento dos sistemas que regem o couro cabeludo. As anormalidades que se apresentam mais frequentemente são:


  • Cabelos ressecados e com pontas duplas (tricoptilose)
  • Caspa seca
  • Dermatite seborreica
  • Queda de cabelo
Disfunções do cabelo
Disfunções do cabelo

Para descobrir o tipo de disfunção, é preciso apenas de observação por um especialista.  Dividindo o cabelo, o couro cabeludo exposto pode ser raspado suavemente com uma espátula ou com a própria unha. Esta observação já vai mostrar se existe descamação no couro cabeludo, e se é seca ou oleosa.

A intensidade da queda de cabelo nas mulheres, se constata facilmente com a prova de Sabouraud, que consiste em separar uma mecha grossa do cabelo, e ir puxando até chegar nas pontas, deixando que os cabelos resvalem e escapem lentamente da mão. Pode sair apenas um ou dois fios de cabelo, ou nenhum ( o teste deve ser feito com os cabelos limpos e secos), caso contrário existe um processo de queda, e deve ser verificado para tratar corretamente.

O profissional pode utilizar uma lupa, e também o dermatoscópio que permite avaliar a densidade capilar e a variação dos diâmetros das hastes foliculares. Fazendo uma tricoscopia pode-se entender o que acontece no couro cabeludo, onde fica a matriz de cabelo, que se não estiver saudável não vai produzir um fio de qualidade.


Tricoscopia analisa o cabelo
Tricoscopia analisa o cabelo

O importante, é que sempre ao notar qualquer anormalidade em seu cabelo, você procure um profissional especializado, para fazer uma avaliação e diagnóstico. Isso porque algumas vezes, também existe um engano e confusão das pessoas para diferenciar a queda natural, da anormal, bem como a caspa seca da oleosa. Além disso o excesso de químicas também é um importante vilão dos cabelos, causando a quebra dos fios, que é facilmente confundida com a queda. E errar no tratamento não é nada bom para a saúde e beleza das madeixas. 

E você,  já fez ou faz algum tratamento para a saúde do seu cabelo? 

Até mais
Enciclopédia do cabelo

Postar um comentário

 
Top